Por que morar em Bueno Brandão?
POR QUE MORAR EM BUENO BRANDÃO?
Geralmente cidades pequenas sugerem tranquilidade e sossego em seu cotidiano. Realmente. Porém, ao olhar mais atendo, cada uma é tranquila e sossegada a seu próprio modo. Por isso convém sempre conhecê-las de perto, saber das coisas que fazem daquele pequeno lugar o que ele é. E com Bueno Brandão tanto não é diferente como, também, conhecê-la é reconhecidamente uma experiência que costuma valer a pena.
Da geografia serrana são os morros que propiciam a paisagem cheia de montanhas. E o que a simplicidade fez foi preservar o verde. Os hábitos do camponês passam por ser os do próprio cotidiano daqui. Lugar também turistico pois, com águas nascentes e algo de aconchegante do clima, nos convida a sair de casa. E inúmeras são as cachoeiras, cada uma impressionante a seu modo. Limiar entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, entre o ser e o não ser mineiro, não por acaso era antigamente chamada de Campo Místico.
Comunidade de costumes acolhedores, tem preservado suas tradições tanto quanto se moderniza segundo nosso tempo. Sua economia, embora simples, goza de grande autonomia, o que a permite estável perante as vicissitudes de mercado. E são justamente elementos como esses que fazem de sua cultura uma riqueza bastante própria e singular. Tudo isso em meio a muito verde, acresça-se.
Mas a descrição não substitui a experiência do lugar. Principalmente àqueles que procuram tranquilidade, natureza e qualidade de vida. Por isso a urgência de se conhecer Bueno Brandão! Mais ainda: por isso a urgência de se morar em Bueno Brandão! Isto porque seria ilusão crer que, para conhecê-la em sua essência, alguns dias seriam suficiente. Talvez nem uma vida toda nos faça entender o que este campo tem de místico. Mas morar um pouquinho aqui já é um começo…